O maior sanduíche do mundo!
Escrito por Joana e Martin às 9:38 am em Coisas de Cozinha, Curiosidades

O maior sanduíche do mundo foi preparado promocionalmente por duas companhias britânicas, a McVities, fabricante de biscoitos, e a loja de departamentos Marks & Spencer, em Agosto de 1999. O lanchinho foi feito com um pão quadrado de 2,13 m de lado. Só de recheio, eram 34,29cm de altura de pura pasta de atum com pepino.

convert this post to pdf.
1 comentário

O simples sanduíche dos nossos dias originou-se na impossibilidade de um inglês, John Montague, Conde de Sandwich, deixar a mesa de jogo. Era de tal forma viciado, que passava dias e noites jogando. Para se alimentar, mandava preparar fatias de pão com presunto, que logo foram baptizadas com seu nome.

convert this post to pdf.
1 comentário
Sabes como fazer algodão doce?
Escrito por Joana e Martin às 9:37 am em Coisas de Cozinha, Curiosidades

Fazer algodão doce parece algo muito estranho, mas na verdade é extremamente fácil desde que você tenha o equipamento certo.
Para fazer um deles, não é necessário nada além de uma ou duas colheres de sopa de açúcar e corante. O equipamento que faz o doce é formado por uma bacia e uma peça central cilíndrica giratória. Esse cilindro possui um buraco em cima que leva a diversos furinhos na lateral do mesmo.
O açúcar é colocado nesse buraco, que o aquece e derrete. A rotação do aparelho força as gotículas de açúcar a se direccionarem para as paredes do equipamento, saindo pelos minúsculos furos. Assim que entra em contacto com o ar frio, no lado de fora do cilindro, o açúcar volta-se a solidificar, formando fios de açúcar. Os fios ficam na bacia e então podem ser facilmente recolhidos com um palito ou um cone de papel.

convert this post to pdf.
81 comentários

O pão, um dos alimentos mais consumidos pela humanidade e também um dos mais antigos (a sua história remete à Pré-História), não foi usado apenas como comida na Antiguidade. No Egipto, o pão também servia para pagar ordenados. Um dia de trabalho valia três pães e dois cântaros de cerveja.

convert this post to pdf.
1 comentário
Conheces o chá anti cáries?
Escrito por Joana e Martin às 9:36 am em Coisas de Cozinha, Curiosidades

Os orientais tem um bom motivo para sorrir, a ciência comprovou que o ban chá, conhecido como chá verde e costumeiramente bebido após a ingestão de doces no outro lado do mundo, é um grande auxiliar na luta contra as cáries.
A receita é antiga e o conselho de sua ingestão como auxiliar na higiene bucal mistura-se ao folclore do extremo Oriente.
A mistura dos óleos, essências florais e compostos da bebida produzem substâncias anti cáries, como o indol e o cariofileno, que juntos podem neutralizar a produção de glicose de uma das bactérias mais prejudiciais aos dentes, podendo ainda matá-la.
Na lista de inimigos mortais do chá, estão bactérias responsáveis pelo acne e problemas gastrointestinais.

convert this post to pdf.
1 comentário

mini.paparoka.com