Verduras e Legumes
Escrito por Joana e Martin às 9:12 am em Coisas de Cozinha, Enciclopédia

MartinOlá, sabias que os legumes e as verduras são muito importantes para a tua saúde.
É isso mesmo amiguinho. Nada de fazer cara feia quando a mamã vier com um prato de salada para comeres. Na verdade, ela quer que cresças forte e saudável, por isso, é importante você comer tudo, combinado?
Os legumes e as verduras são importantes para ti, pois fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia para que possas brincar bastante. Deves de comer, pelo menos, três porções de legumes ou verduras por dia.
Algumas alternativas para deixar esses alimentos ainda mais saborosos são comê-los em sopas ou tartes, como poderás ver nas nossas receitas.
Queres saber um pouco mais soube algums legumes ou verduras, vê a selceção que preparámos para ti.

AboboraAbóbora
Sabias que com a abóbora se fazem doces muito bons?
A abóbora é originária da Guiné. Tem um alto valor nutritivo. Na cozinha a abóbora pode ser usada para fazer doces deliciosos, ou então para tornar a sopa numa agradável surpresa.
Como brincadeira a abóbora é muito utilizada na altura do Halloween, onde é recortada em forma de caras horríveis e depois se mete uma vela dentro para dar luz.

AgrioesAgriões
Sabias que os agriões fazem muito bem à sua saúde?
É isso mesmo amiguinho! Nada de fazer cara feia quando a mamã vier com um prato de salada de agrião!
A tua mamã quer que cresças forte e saudável, por isso oferece-te esta verdura, que é considerada uma boa fonte de vitamina A, essencial para a boa visão e a saúde da pele. Os agriões apresentam ainda vitaminas do complexo B, responsáveis pelo crescimento e produção de energia e também, vitamina C que é importante para aumentar a resistência do organismo às infecções.
Possui ainda sais minerais como fósforo e ferro que evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue. A sua alta quantidade de fibras auxilia o funcionamento intestinal.
100 gramas de agriões fornecem 22 calorias.
Para ajudar a mamã a comprar agrião, diz-lhe que esta verdura deve de ter folhas verdes bem escuras, brilhantes e firmes, sem manchas ou marcas de picadas de insectos.

AlfaceAlface
Sabes qual é a origem da alface?
Aquela verdura deliciosa que comemos, principalmente nas saladas, é originária da Ásia. Segundo os estudos, a alface já era utilizada pelos egípcios, gregos e romanos há muito tempo atrás.
A alface contém vitamina A, muito importante para a visão e saúde da pele. Entre as suas muitas propriedades, a alface é também considerada como óptimo calmante e remédio contra insónia.
100 gramas de alface fornecem 15 calorias.
Diz à mamã para comprar sempre verduras com folhas firmes e consistentes.

BatataBatata
Sabias que a batata é um tubérculo?
Calma!!! Vou explicar melhor! O tubérculo é como se fosse a raiz da planta responsável pela sua reprodução.
A batata é originária dos Andes, principalmente Peru e Bolívia. É considerada o legume mais importante do mundo, devido ao seu alto valor nutritivo e energético.

BeterrabaBeterraba
Sabias que existe beterraba branca?
É verdade. A beterraba, assim como a batata, também possui raízes tuberculosas, que aparecem em duas colorações: branca, de onde se extrai o açúcar, e vermelha, que é utilizada na alimentação.
Ela é muito nutritiva e deves de pedir para à mamã para fazer uma salada de beterraba bem gostosa para que fiques forte!

CenouraCenoura
Sabias que a cenoura é uma raiz?
A cenoura é uma raiz comestível, muito usada na culinária por ser um legume rico em nutrientes e por se prestar muito bem à decoração dos pratos. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

convert this post to pdf.
57 comentários
Fruta
Escrito por Joana e Martin às 5:05 pm em Coisas de Cozinha, Enciclopédia

JoanaOlá, sabes eu adoro fruta!
Só de falar em fruta, parece que me cresce água na boca! É por isso que eu sou saudável! Eu como bananas, maçãs, peras, laranjas, melancia, uvas, morangos… E tu, comes?

Comer frutas é importante para fornecer vitaminas, sais minerais, fibras e até energia para nós brincarmos. Nós, as crianças, devemos comer de 2 a 4 peças de frutas por dia.

Pede à mamã para comprar as frutas que mais gostas, que a partir de hoje vais passar a comer todos os dias. Ela vai ficar muito feliz contigo, pois saberá que cresces forte e saudável!

Queres saber um pouco mais soube algumas frutas, vê algumas já aqui em baixo.

AbacaxiAbacaxi
Sabias que o abacaxi não nasce em árvore?
O abacaxi vem de uma planta baixinha que se chama abacaxizeiro. Ele é rico em vitaminas A , B e C, que tu precisas para crescer e ficar forte. O abacaxi também é conhecido como Ananás e veio da América Central e México.

BananaBanana
Sabias que a banana é uma fruta cheia de energia?
Quando fores praticar exercício físico é bom comer uma banana antes ou depois das actividades. A banana nasce numa árvore que se chama bananeira e surgiu na Ásia.

CerejaCereja
Sabias que a árvore de cereja, a cerejeira, é muito usada para fazer móveis?
A cerejeira é originária da Ásia, o seu fruto, a cereja, é pequena, redonda e normalmente vermelha (existem cerejas amarelas e roxas). As cerejas contêm proteínas, cálcio, ferro e vitaminas A, B e C.

LaranjaLaranja
Sabias que a laranja surgiu na China?
Esta fruta deliciosa surgiu na Ásia, mais especificamente na China e no Arquipélago Malaio. A laranja nasce numa árvore grande chamada laranjeira. Tem muita vitamina C e também te ajuda a sarar as gripes e as constipações.

LimaoLimão
Sabias que o limão é uma das frutas mais conhecidas do mundo?
Mesmo sendo azedo, o limão é muito famoso no mundo inteiro. Com o seu sumo são feitos refrigerantes, sorvetes, molhos, aperitivos, remédios, xaropes e produtos de limpeza.
Ele é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante para combater as infecções. Nasce numa árvore média chamada limoeiro. Agora, vou deixar-te uma dica: nunca uses limão na pele quando te fores expor ao sol.

MacaMaçã
Sabias que existem mais de 5 mil variedades de maçãs?
Estima-se algo entre 5 e 20 mil variedades desta fruta. Dessas 3 a 4 mil são cultivadas em maior ou menor escala, em diferentes partes do mundo. O pé de maçã, a macieira, é nativo da Europa e da Ásia. A maçã gosta de climas mais frios, por isso, o seu cultivo é bastante comum em países com o clima temperado.

MelanciaMelancia
Sabias que a melancia é a fruta preferida da Magali da Turma da Mônica?
Não é só a Magali que adora esta fruta deliciosa e suculenta. Muita gente gosta de se refrescar com esta fruta. A melancia tem 90% de água. Ela nasce numa planta rasteira e é originária da Índia.

MelaoMelão
Sabes qual é a fruta que nasce no meloeiro?
É o melão!!! O meloeiro é uma planta rasteira, que surgiu na Ásia. Uma dica do Mini: Para apressar o amadurecimento do melão, envolve a fruta numa folha de jornal por 1 ou 2 dias.

PeraPêra
Sabias que a pêra é da mesma família que a maçã?
A pereira, a árvore de onde vem a pêra, pertence à mesma família da macieira, de onde vem a maçã. As peras são ricas em nutrientes para o nosso corpo. Grande parte das suas vitaminas está concentrada na casca. A pêra vem da Ásia Central.

UvaUvas
Sabia que as uvas nascem nas videiras?
As uvas nascem em plantas chamadas videiras, que pertencem à família das trepadeiras. As uvas são um fruto muito saboroso que surgiu na Europa e no Oriente Médio. É dela que se faz o vinho e muitas outras delícias. Elas contêm muita energia, que precisas para poderes brincar bastante.

convert this post to pdf.
35 comentários

mini.paparoka.com